The Purge : Uma Noite de crime (2013)
- sitedosgeeks
- 22 de dez. de 2015
- 2 min de leitura
O ano é 2022 e diante de presídios super lotados, o governo americano resolve criar uma noite da 'purificação". 12 horas em que os cidadãos podem extravasar tudo o que de mais ruim tem dentro de si sem serem punidos. Tal atitude faz com que os outros dias do resto do ano diminuam os índices de violência pelo país.
Parece doideira, mas é assim a premissa do filme "The Purge", que aqui no Brasil se chama "Uma noite de crime".
Lançado em 2013 e dirigido por James DeMonaco ("Assalto à 13ª DP") e produzido por Jason Blum ("Atividade Paranormal" e "sobrenatural"), o filme é estrelado pelo ator Ethan Hawke ("A Entidade" e "Boyhood - Da Infância à Juventude").

A primeira parte do filme é basicamente em mostrar como é essa nova sociedade.
Temos a família do personagem de Ethan que vende sistemas de segurança para que as pessoas possam se proteger nesta noite de "purificação" e, que de certa forma, causa inveja nas demais famílias do bairro em que vivem.
Os diálogos auto explicativos fazem parte para que possamos entender afinal como é esse novo 'sistema' adotado, mas acabam soando forçado e falso.
Algumas questões são pouco exploradas pelo filme, como por exemplo o fato de justamente quem não tem dinheiro para comprar caros sistesmas de segurança serem os alvos principais desses grupos de extermínio que se formam; julgando o fato de que são esse tipo de público que atrasa o progresso da nação; mas o filme não quer discutir e sim aterrorizar... e isso ele consegue fazer.
Todo o clima de tensão criado no filme é muito forte.

Temos alguns clichês de filmes de terror, como os tais 'justiceiros' usando máscaras; o que acaba sendo insjutificável já que para que se usa máscaras quando você pode cometer os crimes sem ser punido? Enfim... mas acaba criando um clima aterrorizante.
A sequência inicial do filme, com todos os linchamentos e assassinatos acontecendo ao som de uma música calma remete rapidamente ao clássico "Laranja Mecânica" e o filme possui cenas tensas e aterrorizantes que ajudam na trama.
O final com a reviravolta toda é aceitável, mas facilmente você descobre que isso iria acontecer.
Alguns elementos nos primeiros vinte minutos do filme já fazem você presumir em seus desfechos ao longo da trama, isso talvez tenha sido o grande problema de todo o filme.
Ainda sim, é uma produção que dáum tapa na cara de uma sociedade que discrimina o que considera inferior, além de ser uma dura crítica a toda paranoia que os Estados Unidos possui no quesito segurança.
Commentaires