A 5ª Onda (2016)
- Rodrigo Fernandes
- 24 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Entrei sem grandes expectativas e sai do cinema satisfeito e querendo mais. Tudo bem... é uma mistura de "Jogos Vorazes", "Maze Runner", "Guerra dos Mundos" e "O dia em que a Terra parou"... mas achei que o resultado final foi bem desenvolvido e, para um filme de adolescentes sobreviventes, funcionou!
A 5ª Onda ("The 5th Wave"), baseado no livro de Rick Yansey, acompanha Cassie (Chloë Grace Moretz) na luta pela sobrevivência própria e da família quando um ataque alienígena acontece.
O tempo "onda", se refere as 5 ondas ou acontecimentos que se sucedem com essa invação.
Primeira onda: A falta de comunicação. Um pulso magnético retira toda a eletricidade do mundo.
Segunda onda: A primeira leva de mortes através de um tsnumani ilhas e cidades costeiras.
Terceira onda: Uma segunda leva de mortes com um vírus mortal sendo espalhado pelos pássaros.
Quarta onda: Os próprios alienígenas se infiltram entre os humanos restantes, espalhando a dúvida entre todos.
Quinta onda: O extermínio dos humanos que ainda restam em uma luta final.
Com a cena inicial, temos já a premissa de todo o filme. Quer acabar com a raça humana, primeiro tire a humanidade deles.
As cenas de ação são perfeitas, efeitos especiais muito bem aplicados e toda a trama se desenvolve bem... até entrar o personagem do ator Alex Roe.
Evan Walker (Alex Roe) acaba formando um triângulo amoroso com Cassie e o namoradinho dela no colégio, Ben Parish (Nick Robinson) que aparece em algumas partes na história paralela quando Cassie e o irmão mais novo, Sam (Zackary Arthur) são separados e ela busca reencontra-lo.

Não que o Evan seja desinteressante, pelo contrário, porém é totalmente mal explorando diante da tentativa de apenas se manter em formatos já pre-definidos para filmes deste formato.
Eu estragaria a surpresa e seria um spoiler muito forte, por isso só posso afirmar isso... aproveitaram de forma muito ruim a situação toda do personagem dele na trama.
Diante de tantos elogios, críticas especializadas extremamente positivas para com o livro, é muito de estranhar que o filme seja apenas regular.
O segundo livro se chama "Mar Infinito" e o volume final da trilogia se chama "The Last Star" ou "A Última estrela", em tradução livre.
Segundo o site da Amazon, o último livro será lançado no dia 24 de maio de 2016 em inglês.
Torço para que venha uma sequência e esse segundo filme corrija as falhas que ficaram, já que a história é muito boa.... ah, e não tente imitar "Jogos Vorazes" e afins, por favor. Obrigado!
Comments