Ele está de volta (2015)
- sitedosgeeks
- 18 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Adolph Hitler está de volta! E vivo percorre as ruas da Alemanha atual.
Essa é a trama central do polêmico livro "Er ist wieder da" do alemão Timur Vermes que ganhou uma versão cinematográfica que está na Netflix.
Trazer a figura mais polêmica e sanguinária de volta aos holofotes não é novidade. Charles Chaplin, de forma genial, já trouxe o personagem no seu filme "O Grande Ditador"... o suíço Bruno Ganz também já deu vida a Hitler nos cinemas no filme "A Queda! As Últimas Horas de Hitler"... mas nada comparado ao que fez o autor Timur Vermes e adaptado aos cinemas pelo diretor David Wnendt.
"Er ist wieder da" não apenas traz para os holofotes Hitler, como o coloca na Alemanha atual e aí que entra a grande polêmica em torno dessa obra.

Inexplicavelmente, o führer (Oliver Masucci) acorda no meio de uma espécie de praça pública em Berlim no ano de 2014. Ainda desconcertado, ele ainda acha que está em plena Segunda Guerra Mundial e não entender o motivo das pessoas não o reverenciarem.
Descoberto por um produtor de TV (Fabian Busch), Hitler é confundido como humorista e logo ganha carisma e atenção de toda uma população. Ao percorrer o país junto com esse produtor, Hitler se depara com pessoas que estão descontentes com uma série de medidas do governo atual e da sociedade alemã que vivem...
A partir desse ponto, o filme se mistura um pouco com um "falso documentário" e mostra o quanto ainda existem grupos radicais extremistas, dispostos a perpetuar os ideais de um ditador. E isso é assustador!
Assusta também estarmos rindo de um monstro... o filme proporciona várias cenas engraçadas e você fica inquieto com as reflexões que vamos fazendo ao longo da projeção.
Em determinado momento, alguém no filme fala: "Assim também era Hitler na sua época, fazia todos darem risada"...
Para quem viveu todo o horror do nazismo ou teve familiares e amigos que sofreram, para quem ainda sofre com os reflexos desse pensamento destruidor e assassino é complicado o fato de darmos risada da mente que planejou tudo isso... mas, analisando o filme como um todo e o desfecho que ele nos revela (que surpreende e inquieta), faz-se necessário ridicularizarmos Hitler através da comédia e que ele permaneça a ser lembrado, envergonhando-nos e nos deixando inquietos.
Commentaires