O Brasil em grandes festivais internacionais em setembro!
- Rodrigo Fernandes
- 7 de set. de 2016
- 3 min de leitura

Mês em que comemoramos a independência do Brasil... não, não é o 4 de Julho como estamos acostumados a ver nos filmes... e sim o 7 de setembro!
E nada melhor do que valorizarmos e prestigiarmos o nosso cinema que vem conquistando cada vez mais público para fora do país. Pois é, aquela velha história de que "Santo de casa não faz milagre!". Quem sabe um dia não ganhe o merecido reconhecimento e também uma melhor distribuição dentro de seu próprio país. Enquanto isso.... vamos aos filmes que brilham em festivais pelo mundo afora neste mês de setembro.

Começando pelo Festival de Cinema de Viña Del Mar que acontece no Chile até o dia 10 de setembro. Quatro produções brasileiras participam do festival. “Procura-se Irenice” de Thiago B. Mendonça e Marco Escrivão, “Waiting For B.” de Paulo Cesar Toledo e Abigail Spindel, “Das águas que passam – A história de Ricardo Prado” de Diego Zon e “Seguindo a linha” de André Bonfim.

Também até o dia 10 de setembro ocorre a 41ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto e “Aquarius” de Kleber Mendonça Filho foi selecionado para a categoria competitiva Cinema Mundial Contemporâneo. O festival conta também com a participação das coproduções “El auge del humano” de Eduardo Williams e “O Ornitólogo” de João Pedro Rodrigues.

Na Argentina acontece a 6ª edição do Festival Internacional de Cinema Político (FICIP) até o dia 21 de setembro e o Brasil está representando com 6 produções. “A noite escura da alma” de Henrique Dantas, "Crack – Repensar" de Felipe Crepker Vieira e Rubens Passaro, "Sigilo eterno - o filme que salvou a humanidade" de Noilton Nunes, "Mercado de Notícias" de Jorge Furtado, "Quem matou Eloá?" de Lívia Perez e a co-produção com o Chile "El Verde Esta del Otro Lado" de Daniel A. Rubio.

A 64ª edição do Festival de Cinema de San Sebastián, acontece de 16 a 24 de setembro na Espanha e contará com a participação de quatro representantes brasileiros.“A cidade onde envelheço” de Marilia Rocha, “Era o Hotel Cambridge” de Eliane Caffé, “Barba ensopada de sangue” de Aly Muritiba e “Estrada para Livramento” de Giuliano Monteiro.

Já na Franca, o Brasil estará representado na 25ª edição do Festival de Cinema de Biarritz com as produções: “Rosinha” de Gui Campos, “Fotograma” de Luís Henrique Leal e Caio Zatti, “Uma família ilustre” de Beth Formaggini, “Cinema novo”, de Eryk Rocha e “A cidade onde envelheço” de Marilia Rocha. O festival francês que acontece de 26 de setembro a 2 de outubro contará também com outras produções brasileiras como “Aquarius” de Kleber Mendonça Filho, "Caminho dos Gigantes" de Alois Di Leo, "Ruby" de Luciano Scherer, Guilherme Soster e Jorge Loureir e "Jonas e o circo sem lona" de Paula Gomes.

E fechando a lista, nos Estados Unidos ocorre a 54ª edição do Festival de Cinema de Nova York, entre os dias 30 de setembro e 16 de outubro. Entre os que participam do prestigiado festival estão os brasileiros: “Aquarius” de Kleber Mendonça Filho, “O sinaleiro” de Daniel Augusto e “A moça que dançou com o diabo” de João Paulo Miranda Maria. A maioria dessas produções são apoiadas pela ANCINE, Agência Nacional do Cinema. A ajuda vem do Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais que concede auxílios diversos dependendo da classificação de cada evento.
Comments