O 11 de Setembro nos cinemas
- Rodrigo Fernandes
- 11 de set. de 2016
- 5 min de leitura

Em 2001, o mundo assistia ao vivo e sem interrupções o maior atentato terrorista que um país sofria. O 11 de setembro foi marcado como um grande divisor na política anti-terrorismo dos EUA e na visão dos americanos para com o resto do mundo.
Nenhum roteirista de cinema, por mais premiado que possa ser, pensaria em uma história tão dramática e surreal. Aviões comerciais se chocando contra os prédios 'símbolos' do capitalismo norte-americano. Um outro sendo arremessado contra o pentágono e um quarto sendo derrubado por uma resistência por parte dos próprios passageiros. O cinema não deixou de refletir esse choque à sua maneira, com pluralidade e diferentes níveis de sensibilidade. Listamos aqui algumas das produções que se inspiraram nesses ataques terroristas em seus enredos, sejam de forma direta ou indireta.

+ Fahrenheit 11 de Setembro (Fahrenheit 9/11, 2004) - Documentário Michael Moore ganhou o Oscar pela direção do excepcional Tiros em Columbine lançou três anos após os atentados um documentário extremamente detalhista sobre os ataques em que os EUA sofreram, mostrando as influências políticas de decisões tomadas por governos anteriores e fazendo uma crítica dura e aberta ao governo de George W. Bush.
O documentário ganhou vários prêmios, incluindo o prêmio principal do Festival de Cannes, mas foi ignorado pelos membros votantes do Oscar.

+ A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty, 2012) Kathryn Bigelow foi indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro pela sua direção nesse filme que conta a história de uma agente da CIA que se dedica inteiramente por mais de 10 anos a uma caçada ao terrorista Osama Bin Laden após os ataques ao World Trade Center. Um filme que narra os bastidores da maior investigação já realizada pelo governo norte-americano. A atriz Jessica Chastain que dá vida a agente Maya é excepcional e brilhante, lhe rendendo um Globo de Ouro de melhor atriz.

+ Voo 93 (United 93, 2006) O filme conta com toda a dramaticidade e tensão vivida pelos passageiros do United 93 que foi derrubado pelos próprios passageiros, evitando que os terroristas conseguissem concluir com o seus objetivos. O diretor Paul Greengrass foi indicado ao Oscar e venceu o BAFTA com esse longa. Paul é famoso pela sua direção na franquia de filmes Jason Bourne e deu todo o ar de ação e drama nesse episódio real.

+ As Torres Gêmeas (World Trade Center, 2006) O premiado diretor de Platoon, Oliver Stone, mostra o ponto de vista dos bombeiros nesse filme que conta com Nicolas Cage no elenco. Com toques quase de um novelão, o roteiro é eficaz em mostrar os pontos de vistas limitados de cada personagem diante do que estava ocorrendo. A ambientalização de todas as cenas, a fotografia do israelense Seamus McGarvey e trilha sonora do compositor escocês Craig Armstrong dão um toque a mais nessa obra.

+ 11 de Setembro (11'09''01 - September 11, 2002) Compilação de 11 curtas escritos por diferentes diretores e roteiristas abordando diferentes visões com o mesmo pano de fundo, os ataques terroristas. O projeto reuniu diretores do Egito, Israel, Japão, México, França, Inglaterra, Irã, Índia, EUA e Bósnia. Dentre os nomes na direção estão Alejandro G. Iñárritu e Sean Penn que dão vida a uma coletânea de histórias emocionantes. Os ataques também serviram de inspiração para outras produções, contando histórias (reais ou não) de pessoas que sofreram consequências com o ocorrido em 11 de setembro de 2001.

+ Reine Sobre Mim (Reign Over Me, 2007) Adam Sandler interpreta um homem tomado pela depressão após perder sua família nos ataques terroristas. O ator, que é mediano em papéis banais e repetitivos em filmes de comédia pastelão, surpreende em um papel dramático e bem intenso. Reine sobre mim é um filme sobre amizades e restaurações, uma experiência muito válida para se levar para a vida.

+ Jogo de Poder (Fair Game, 2010) A história é baseada nos fatos reais da exposição que a agente da CIA Valerie Plame sofreu após o marido criticar a decisão do governo dos Estados Unidos de atacar o Iraque por causa de supostas armas de destruição em massa. O casal é vivido pelos atores Naomi Watts e Sean Penn e a direção é por conta de Doug Liman que foi recentemente anunciado como diretor em Justice League Dark.

+ O Suspeito (Rendition, 2007) Os ataques de 11 de setembro motivaram um reforço extremo na segurança de aeroportos e dessa preocupação também resultou em um preconceito maior em relação a pessoas de origem árabe. Nesse cenário se encontra a personagem da atriz Reese Witherspoon que tenta informações do desaparecimento do marido egípcio. No elenco há também os atores Jake Gyllenhaal e Meryl Streep.

+ Lembranças (Remember Me, 2010) A história de amor entre dois jovens na Nova York antes dos atentatos terroristas. A ligação com os ataques só é mostrada ao final do filme, em uma conclusão bem emocionante. Robert Pattinson da franquia Crepúsculo está no elenco ao lado do ator Pierce Brosnan.

+ Zona Verde (Green Zone, 2010) Matt Damon dá vida a um militar cansado de procurar por armas de destruição em massa inexistentes no Iraque e passa a questionar as ordens de seus superiores. Paul Greengrass assina a direção com muita ação trazendo as característica de Jason Bourne a realidade da Guerra no Iraque.

+ Querido John (Dear John, 2010) Baseado no romance de Nicholas Sparks, o filme mostra a história de amor entre dois jovens que é mantida, através de cartas, quando John vivido pelo ator Channing Tatum retorna ao Afeganistão depois dos atentados de 11 de setembro e a guerra instaurada naquela região.

+ Guerra ao Terror (The Hurt Locker, 2008) Kathryn Bigelow, a mesma diretora de A hora mais escura anteriormente já havia abordado a temática do terrorismo e suas consequências com Guerra ao Terror, mostrando a ofensiva militar norte-americana no Iraque. No longa, um esquadrão anti bombas do exército norte-americano está em ação em pleno Iraque, num cenário pós 11 de setembro. O elenco conta com Jeremy Renner, Guy Pearce e Ralph Fiennes.

+ Tão Forte e Tão Perto (Extremely Loud & Incredibly Close, 2011) Conta a história de um garoto que perde o pai, interpretado por Tom Hank, nos ataques terroristas e inicia uma jornada por Nova York depois que o pai deixa com ele uma chave misteriosa. O filme é baseado em um romance escrito por Jonathan Safran Foer e foi indicado a dois Oscars.

+ People - Histórias de Nova York (The Great New Wonderful, 2005) Com o roteiro de Sam Catlin, que escreveu alguns episódios da aclamada série Breaking Bad, o filme narra a história de várias pessoas que buscam o recomeço após serem afetadas diretamente pelos ataques. No elenco a atriz Maggie Gyllenhaal que fez Batman: O Cavaleiro das Trevas e os atores Tony Shalhoub, famoso pelo personagem Monk no seriado de TV e Jim Parsons de The Big Bang Theory.
Comments