top of page
Captain-America-Civil-War-Iron-Man
twd_6-3
img_a-culpa-e-das-estrelas1
Hannibal-2x05
capaseeuficarlivro
Book-recommendation-revival
Supernatural-Season-11-Poster-Featured-09092015
batmanvssuperman
gotham-season-2-releases-episode-2-knock-knock-trailer
star_wars_episode_vii_the_force_awakens

"Pequeno Segredo" e a sua trajetória rumo ao Oscar 2017

  • sitedosgeeks
  • 12 de set. de 2016
  • 3 min de leitura

Anunciado como escolhido para disputar uma das 5 vagas ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2017, o filme Pequeno Segredo de David Schurmann acompanha as circunstâncias da adoção da menina Kat pela família Schurmann, conhecida por formar a primeira tripulação brasileira a dar a volta ao mundo velejando. Trata-se de uma obra baseada em fatos reais, descritos no livro escrito por Heloísa Schurmann em 2012 "Pequeno segredo: A lição de vida de Kat para a família Schurmann".

Processo de escolha O filme foi avaliado por uma comissão integrada por nove profissionais ligados à produção cinematográfica, entre cineastas, produtores e críticos, que avaliaram 16 filmes inscritos, entre eles o favorito "Aquarius", de Kleber Mendonça Filho. Uma das regras para participar da disputa é a de que o filme concorrente tenha sido exibido comercialmente no Brasil por pelo menos sete dias entre 1° de outubro de 2015 a 30 de setembro de 2016. Pequeno Segredo ainda não foi lançado comercialmente, a estreia do filme estava prevista para o dia 10 de novembro, porém o filme contornou essa exigência com sessões especiais de pré-lançamento e uma nova data foi marcada: 22 de Setembro Tudo isso para ser um concorrente ativo na disputa pela vaga.

Caminho até o Oscar O filme agora aguarda a nomeação oficial da Academia de Artes e Ciência Cinematográficas que define os indicados e vencedores do Oscar. Não há um número fixo para que filmes sejam indicados por seus respectivos países. Na edição do Oscar deste ano, por exemplo, foram 81 inscritos. No mês de dezembro, a Academia libera a primeira lista dos qualificados a premiação. Uma espécie de pré lista que também pode variar na sua quantidade. Na edição deste ano foram 9 selecionados. Somente em janeiro, mais precisamente no dia 24 de janeiro, acontece o anúncio oficial dos 5 indicados ao Oscar de Melhor filme Estrangeiro. O vencedor só será conhecido na premiação transmitida, ao vivo, no dia 26 de fevereiro. Na edição deste ano, o Brasil não conseguiu uma indicação ao filme Que horas ela volta?, de Anna Muylaert. O último filme a ser indicado na categoria foi Central do Brasil, de Walter Salles em 1999.

Polêmicas Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, era considerado o favorito por grande parte dos críticos, apesar de também Pequeno Segredo ter sido uma forte aposta de tantos outros.

O filme de Mendonça foi o representante brasileiro no Festival de Cannes, importante e tradicional festival de cinema na França, o que lhe rendeu uma visibilidade maior, porém Cannes também rendeu polêmicas pelo fato do elenco do filme ter se posicionado politicamente.

Desde então, o crítico Marcos Petrucelli (um dos votantes da comissão formada) teceu críticas pesadas contra o filme pelo posicionamento político por parte do elenco e direção. O diretor Guilherme Fiúza Zenha e a atriz Ingra Liberato pediram o afastamento na Comissão por não concordarem com a atitude de Marcos e a atriz Carla Camurati e o cineasta Bruno Barreto assumiram seus lugares.

Além disso, os diretores Anna Muylaert (do filme Mãe só há uma), Gabriel Mascaro (do filme Boi neon) e Aly Muritiba (do filme Para minha amada morta) retiraram seus respectivos filmes de possíveis indicações em forma de protesto. Pequeno Segredo foi selecionado de uma lista de 16 filmes ao total e segundo entrevista ao portal G1, o produtor Beto Rodrigues disse que a comissão analisou não apenas as qualidades artísticas de Pequeno segredo, mas também tentou considerar o que a Academia de Hollywood poderia levar em conta.

"A gente considerou essa hipótese: que filme teria maior potencial para seduzir o júri da Academia a escolher como concorrente a filme de língua esrangeira?", disse Rodrigues. Sobre a decisão de não escolherem Aquarius: "Não foi uma decisão fácil. Não foi uma decisão unânime. Foi uma decisão pelo consenso", completou Silvia Maria Sachs Rabello, presidente da Abeica (Associação Brasileira de Empresas de Infra-estrutura de Indústria Cinematográfica e Audiovisual) e membro do comitê gestor do Fundo Setorial do Audiovisual.

Marcos Petrucelli, envolvido direto em toda a polêmica com Aquarius, completou ao portal G1: "O Aquarius ganha essa repercussão nos Estados Unidos porque já foi visto, passou no festival de Cannes. Coincidentemente o nosso filme que foi escolhido [Pequeno Segredo] não foi visto ainda. Mas isso não significa nada [para o Oscar]. Tem filme que ganhou Oscar e não ganhou Cannes, e vice-versa". Petrucelli também disse ao portal G1 que a escolha levou em conta o perfil do júri que seleciona os filmes de língua estrangeira no Oscar. "São pessoas geralmente mais velhas, então um pouquinho mais conservadoras", disse. "A gente tentou encontrar um filme que tem essas características do cinema 'da cartilha'", afirmou o membro da comissão. Assista ao trailer do filme que chega aos cinemas no dia 22 de setembro.

Comments


Posts Recentes 
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Siga
bottom of page