top of page
Captain-America-Civil-War-Iron-Man
twd_6-3
img_a-culpa-e-das-estrelas1
Hannibal-2x05
capaseeuficarlivro
Book-recommendation-revival
Supernatural-Season-11-Poster-Featured-09092015
batmanvssuperman
gotham-season-2-releases-episode-2-knock-knock-trailer
star_wars_episode_vii_the_force_awakens

Bob Dylan vence o Prêmio Nobel de Literatura de 2016

  • sitedosgeeks
  • 13 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

O ganhador do prêmio Nobel de Literatura de 2016 é Bob Dylan, “por ter criado uma nova expressão poética dentro da grande tradição norte-americana da canção”.

A secretária permanente da Academia Sueca, Sara Daniues, foi a encarregada de anunciar o nome do mito norte-americano do folk, de 75 anos.

Entre os livros de Dylan publicados no Brasil está Crônicas — Volume 1, lançado em 2005 pela Editora Planeta e esgotado. A obra resgata momentos de sua vida e obra a partir da chegada, em 1961, em Nova York.O único livro "ficcional" publicado por Dylan, Tarantula (1971), também foi lançado no Brasil, em 1986, pela editora Brasiliense, com tradução de Paulo Henriques Britto. Outros dois títulos, infantis, trazem o nome do músico na capa, mas são adaptações de canções e homenagens ao artista. São eles O homem deu nome a todos os bichos, lançado pela editora Nossa Cultura, que remete à canção Slow train coming e Forever young, lançado pelo Selo Martins, em que Paul Rogers presta uma homenagem ao músico ao intercalar momentos inspirados em músicas e na vida de Dylan.

Em 2004, Bob Dylan foi eleito pela revista Rolling Stone o sétimo maior cantor de todos os tempos e, pela mesma revista, o segundo melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles. Uma de suas principais canções, Like a rolling stone, foi escolhida como uma das melhores de todos os tempos. Em 2012, Dylan foi condecorado com a Medalha da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Na história do Nobel de Literatura, a maioria dos prêmios foi dada a autores de fala inglesa (27), seguidos por literatos de língua francesa (14), alemã (13) e espanhola (11). O único autor lusófono premiado foi José Saramago, em 1998.


Posts recentes

Ver tudo

Commenti


Posts Recentes 
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • YouTube Long Shadow
  • Instagram Long Shadow
Siga
bottom of page