Premiado em Cannes, "Cinema Novo" estreia neste mês no Brasil
- sitedosgeeks
- 1 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Cinema Novo, documentário de Eryk Rocha, estreia no próximo 3 de novembro de 2016 no circuito nacional, distribuído pela Vitrine Filmes, no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Niterói e São Luiz.
Já no dia 10 de novembro, entra em cartaz no Recife e em Porto Alegre, onde na última cidade será exibido no Cine Esquema Foco, em 4 de novembro.
No dia 17, estreia em Salvador, após participação no Panorama de Cinema em Salvador no dia 10 de novembro e, no dia 24, em Belo Horizonte.
O documentário fez sua estreia mundial no Festival de Cannes de 2016 e levou o prêmio L'Œil d’or (Olho de Ouro) de Melhor Documentário. Como justificativa do prêmio o júri oficial considerou: "Cinema Novo... é um ousado ensaio impressionista... mostrando que o cinema hoje pode ser ao mesmo tempo político e sensual, poético e engajado.".

O filme também foi selecionado para a mostra “The Contenders”, organizada pelo MoMa, de Nova York, que tem como ênfase exibir os melhores filmes do ano. Além disso, o documentário foi nomeado ao Prêmio Fênix 2016 de melhor longa-metragem documental.
Cinema Novo ainda vai participar da Mostra São Paulo, do Festival de Pachamama, do Panorama de Cinema Salvador e do Cine Esquema Foco.
O filme já participou também dos seguintes festivais internacionais: Filmfest Munchen, em Munique; French National Audiovisual Institute (INA), em Paris, DocMontevideo 2016; 20º Festival de Cine de Lima; Sanfic, no Chile; Split Film Festival, na Croácia. Também participou do AFI Latin American Film Festival, nos Estados Unidos e no 25º Festival Biarritz Amerique Latine, na França. Já no Brasil, abriu o Festival de Brasília, participou da mostra Hors Concours no Festival do Rio 2016, do Festival de Curitiba e do Janela Internacional de Cinema do Recife. Cinema Novo é um ensaio poético que investiga um dos principais movimentos cinematográficos latino-americanos, através do pensamento e fragmentos de filmes dos seus principais autores. O filme mergulha na aventura da criação de uma geração de cineastas que inventou, logo no início da década de 1960, uma nova forma de fazer cinema no Brasil - a partir de uma atitude política que juntava arte e revolução - e que tinha como desejo um cinema que tomasse as ruas e fosse ao encontro do povo brasileiro.
Comments